Referente ao recente artigo publicado na revista The Lancet, amplamente divulgado na mídia, afirmando ter a Homeopatia eficiência igual ao placebo, cabe explicar o que segue:
Homeopatia eficiência igual ao placebo?
Avaliar a Homeopatia utilizando os mesmos métodos que avaliam a Alopatia sempre demonstrará que a Homeopatia atua igual ao placebo. Isso todos os homeopatas o sabem, é o mesmo que um comentarista de futebol utilizar seu tipo de análise para comentar um jogo de beisebol ou fazer um obeso experimentar a dieta indiana.
O resultado igual ao placebo aparece porque a metodologia empregada pelos pesquisadores procura provar que determinados medicamentos atuam sobre determinadas doenças, esse é o objetivo da Alopatia, mas não o da Homeopatia.
Terapeuta Homeopatia Integrativa
O objetivo da Homeopatia é, através de seus medicamentos, mobilizar o doente em direção à harmonia, com melhoria global e consequente desaparecimento das suas doenças.
Dizemos que o medicamento mobiliza e o paciente reorganiza-se atingindo a cura. É exatamente isso que os pesquisadores teimam em não compreender.
Eles querem que a Homeopatia funcione igual à Alopatia e, como isso não ocorre, a cada seis meses aparece na imprensa mundial um trabalho que chega a essas conclusões errôneas.
Vimos insistentemente explicando isso a eles e demonstrando através de casos clínicos acompanhados durante anos, que mostram a individualidade, que a metodologia a ser empregada para avaliar a Homeopatia é totalmente distinta. A Homeopatia está na contramão desse método.
É diametralmente oposta.
A proposta de pesquisa homeopática para avaliação de casos clínicos é de individualizar cada doente, identificar os medicamentos mais adequados a ele, prescrever e acompanhar o doente por longo período (como em estudos de Coorte), pois ele deverá melhorar de forma integral, deverá melhorar como indivíduo e não apenas melhorar em uma doença em períodos curtos como querem esses pesquisadores.
Curso de Formação Terapêutica em Homeopatia
Os trabalhos considerados de alta qualidade para a Alopatia são tidos como de baixa qualidade para a Homeopatia, e vice-versa.
A Homeopatia trabalha com indivíduos únicos, ao passo que a Alopatia trabalha com grupos onde são excluídos os fatores que mostram a individualidade de cada um.
Cada doente é igual apenas a ele mesmo. Tomando a asma como exemplo, os pesquisadores querem que um determinado medicamento homeopático cure todas as asmas como eles procuram fazer com Alopatia, mas não é isso o que faz a Homeopatia.
Para cada doente há um medicamento diferente, mesmo que todos exibam a mesma doença.
Esperamos que com o tempo os pesquisadores e gestores de saúde convençam-se dessa diferença e passem a analisar a Homeopatia dentro da sua episteme (similitude para a individualidade do doente respeitando o seu tempo para curar-se).