A homeopatia é uma ciência desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann há mais de 220 anos e é o segundo sistema de saúde mais utilizado no mundo.
Essa ciência é utilizada para restabelecer o equilíbrio da energia vital e tratar uma infinidade de doenças físicas e psicológicas, sendo considerada, inclusive, uma importante terapêutica para a ansiedade. A homeopatia também é usada para tratar pragas e doenças em plantas e animais.
A Homeopatia Brasil vem trabalhando desde 1996 com os princípios que norteiam a homeopatia e tem produzido os mais diversos medicamentos disponíveis em seu site para serem distribuídos para todo o Brasil.
O que é homeopatia e para que serve?
Diferente da alopatia, o tratamento homeopático foca no paciente e não na doença e dá o estímulo que o organismo precisa para processar a autocura.
Com o uso de medicamentos homeopáticos, o paciente faz um tratamento sem agressões ao organismo.
O mesmo ocorre na homeopatia pediátrica; a saúde infantil é restabelecida sem efeitos colaterais. Processo idêntico é verificado na odontologia homeopática e na veterinária homeopática.
Terapeuta em Homeopatia Integrativa
O terapeuta homeopata, o médico homeopata, o dentista e o farmacêutico homeopatas são os responsáveis por indicar medicamentos adequados, que serão adquiridos em farmácias do gênero. Da mesma maneira, o veterinário homeopata é profissional habilitado a prescrever homeopatia para o tratamento de animais.
O uso da homeopatia também na agricultura e na veterinária, seja no tratamento em animais de rebanho ou animal doméstico, tem obtido excelentes resultados, realidade que responde com um grande “não” à pergunta: homeopatia é placebo?
A homeopatia funciona e foi desenvolvida para tratar doentes em sua totalidade e pode ser utilizada para tratar todos os pacientes, independente das doenças que eles tenham, conforme comprovam inúmeras pesquisas científicas realizadas mundo afora.
A renomada médica veterinária homeopata, pós-doutorada, Leoni Villano Bonamin, que foi presidente (2002-2008) e vice-presidente (2008-2014) do GIRI (Groupe International de Recherche sur l´Infinitésimal), é uma cientista que tem longo trabalho relacionado à comprovação da eficácia da homeopatia.
É com base em seus anos de estudos e pesquisas que ela afirma de forma categórica: “a homeopatia funciona”. Para saber mais sobre o gigantesco trabalho dessa cientista, leia essa entrevista que ela concedeu à Homeopatia Brasil, na qual aborda os muitos estudos que demonstram resultados efetivos desta ciência, os próximos passos importantes para a homeopatia e as razões pelas quais defende que “a homeopatia é a medicina do passado, do presente e do futuro”.
Nanopartículas que curam
A homeopatia é uma ciência de ponta.
Ela é considerada “high tech” e pode ser definida como uma nanotecnologia, uma vez que trabalha em escala infinitesimal, ou seja, infinitamente pequena.
Isso ocorre porque o método de produção do remédio homeopático, que é a dinamização – diluições sucessivas de substâncias em veículo adequado e agitamento vigoroso e ritmado – deixa partículas mínimas de substâncias.
O medicamento homeopático produzido a partir desse processo pode ser usado para o tratamento de doenças antes mesmo delas se manifestarem, como forma de manter ou restabelecer o equilíbrio da energia vital do organismo de forma sutil.
A homeopatia também é utilizada no cuidado de plantas e animais, e, a partir do uso de preparados diluídos que atuam no reestabelecimento da energia vital desses organismos, não há agressão ao sistema nem impactos ao meio ambiente.
Como funciona a homeopatia?
A Homeopatia funciona como qualquer outra terapêutica que obedeça aos princípios da biologia. É uma ciência que utiliza medicamentos diluídos capazes de promover a harmonia e o equilíbrio da energia vital do organismo.
A homeopatia faz uso de uma quantidade mínima de substâncias, porém está provado cientificamente que os modelos biológicos – seres humanos, plantas, animais e até o solo – respondem a estímulos micro e que eles são capazes de promover um realinhamento, um ajuste desse modelo biológico.
A doença é uma perturbação da energia vital e a homeopatia restabelece o equilíbrio.
A cura pelo semelhante
Durante o desenvolvimento da homeopatia, Hahnemann baseou-se no pensamento de Hipócrates, pai da medicina, que defendia: “Aquilo que provoca a doença onde ela não existe, também pode curar a doença onde ela existe”.
Esse é um dos pilares da homeopatia, conhecido por Lei da Semelhança – o semelhante cura o semelhante (do latim: similia similibus curantur).
Ou seja, a ideia central do funcionamento da homeopatia é que as substâncias capazes de desencadear no indivíduo saudável um conjunto de sinais e sintomas, pode também curar estes sintomas em um indivíduo doente”.
Fazendo uma analogia, é como usar o veneno da cobra para curar alguém picado por ela. A ciência preconiza que duas forças iguais quando se encontram, se anulam. É por isso que a terapêutica homeopática funciona tão bem.