O número de pessoas diagnosticadas com hipotireoidismo tem aumentado cada vez mais e por esse motivo se tornou um assunto muito comentado.
A principal questão levantada a respeito do hipotireoidismo é sua relação com o ganho de peso.
Será que o hipotireoidismo engorda?
Vamos descobrir!
Nesse artigo você vai ver:
Características básicas do hipotireoidismo
Sintomas do hipotireoidismo
Hipotireoidismo engorda? Mito ou verdade?
Tratamento para hipotireoidismo
Dieta para hipotireoidismo
Características básicas do Hipotireoidismo
Para entender melhor o que o hipotireoidismo faz é preciso conhecer um pouco sobre a função da glândula tireoide. Essa glândula é controlada pela hipófise, que secreta hormônios para todo o nosso organismo.
Um desses hormônios é o TSH, que estimula a tireoide a produzir T3 e T4.
O hipotireoidismo ocorre quando esses hormônios são produzidos em pouca quantidade.
E por isso, deixa o corpo mais lento como se trabalhasse com menos energia do que o necessário: aumenta o cansaço, os músculos ficam mais sensíveis, a concentração se torna mais difícil, as unhas ficam mais fracas.
Na verdade o hipotireoidismo gera uma desaceleração no metabolismo. Por esse motivo, se diz que o hipotireoidismo engorda. Porém, isso nem sempre acontece. Você já vai entender melhor.
Para te explicar a relação entre o hipotireoidismo e o aumento de peso você precisa entender um pouco mais sobre a doença.
Sintomas do Hipotireoidismo
Muitas vezes confunde-se os sintomas do hipotireoidismo com reflexos da nossa rotina agitada.
Isso pode ser perigoso, porque é comum as pessoas que têm sintomas de hipotireoidismo pensarem que os sinais de cansaço, desânimo, dificuldade de concentração vão passar e acabam dificultando o diagnóstico e tratamento da doença. E o inverso também acontece.
Existem muitos casos de diagnóstico prematuro de hipotireoidismo.
Os hormônios da tireoide são fundamentais para a ativação do metabolismo e com a diminuição da produção deles ocorre uma diminuição geral da atividade do organismo, como citado anteriormente.
A frequência do batimento cardíaco e a atividade cerebral são reduzidas. E por isso, as pessoas tendem a pensar mais lentamente, têm tendência à depressão e a sonolência. Ocorre também uma maior destruição de líquidos no corpo, gerando o edema característico do mixedema.
O aumento do peso deriva mais desse edema do que propriamente de um acúmulo de gordura e glúten. Os reflexos ficam mais lentos, a pele fica fria e seca. E também acontecem variações menstruais.
Hipotireoidismo Engorda – Mito ou verdade?
A resposta para essa pergunta não é tão simples. Vou te explicar porque.
Pode-se dizer que o hipotireoidismo facilita o aumento de peso, porém devem ser analisados diversos fatores.
A Associação Americana de Tireoide afirma que o hipotireoidismo não causa obesidade, mas pode gerar um aumento de peso moderado.
O ganho de peso pode acontecer como consequência da desaceleração do metabolismo, gerando uma diminuição da queima calórica. Porém, segundo o médico Marcello Bronstein, essa desaceleração do metabolismo também pode resultar em uma diminuição do apetite, o que teoricamente regulariza a relação caloria ingerida/caloria queimada.
Quando o paciente está fazendo o tratamento adequado para o hipotireoidismo, a tendência a ganhar peso deve parar. Caso continue engordando (ou com dificuldade para emagrecer), deve-se verificar as causas desse excesso de peso que podem não ter relação com o hipotireoidismo. Por isso, tome muito cuidado para não colocar a culpa do seu aumento de peso na sua doença.
O ganho de peso só tem relação com o hipotireoidismo caso tenha ocorrido de forma inexplicável. Não adianta dizer que você está engordando porque tem hipotireoidismo se você é sedentário e tem hábitos alimentares muitos ruins. Nesse caso, esses devem ser os motivos do seu excesso de peso e não necessariamente o hipotireoidismo.
Sendo assim, vá a um endocrinologista e faça um acompanhamento adequado para verificar se o aumento de peso tem relação direta com a tireoide ou não.
Tratamento para Hipotireoidismo
De uma maneira geral, para tratar a doença, é preciso tomar algumas providências como:
Melhorar a alimentação
Praticar exercício físico frequentemente para acelerar o metabolismo
Dormir bem
Também existem estudos que analisam outros tipos de tratamentos para a doença.
Tratamento com Homeopatia para Hipotireoidismo
Que é o caso da Homeopatia, no qual se indica a Genciana, ela é uma planta que aumenta a produção de hormônios da tireoide, consulte um terapeuta em homeopatia para ser aconselhada corretamente, pois na homeopatia cada caso é um caso.
Dieta para Hipotireoidismo
O primeiro passo para tratar o hipotireoidismo deve ser a alimentação adequada. Quem tem problema na tireoide deve ficar atento à qualidade nutricional das suas refeições. Não adianta só tomar remédio e praticar exercício se você tem uma alimentação ruim.
As principais medidas que devem ser adotadas são:
Aumentar a quantidade de proteína que você ingere: a proteína transporta os hormônios da tireoide para seus tecidos e isso pode ajudar a regular a função da tireoide.
Reduzir a cafeína e os carboidratos refinados, como farinha de trigo, pão branco, biscoito, arroz branco, pois eles prejudicam a produção dos hormônios e afetam a tireoide.
CONCLUINDO
Hipotireoidismo engorda? Mito ou verdade?
Resumidamente, podemos dizer que o hipotireoidismo pode ter uma relação direta com o aumento de peso, porém isso deve ser investigado mais a fundo, pois as causas do ganho de peso podem ser outras.
O hipotireoidismo pode gerar inchaço e/ou dificuldade para emagrecer, mas com um tratamento adequado o aumento de peso não tem relação com a doença.
Procure um endocrinologista para receber instruções e um tratamento adequado.