Quais os benefícios do óleo essencial de melaleuca?

Quais os benefícios do óleo essencial de melaleuca?

O que é óleo essencial de melaleuca?

 

tea tree planta medicinal

Também conhecido como tea tree.  Veremos sobre seus benefícios e usos, e como você deve começar a utilizar esse óleo como parte da sua rotina de cuidados com a saúde.

O tea tree é originário da Austrália, frequentemente utilizado pelos aborígenes como planta medicinal para tratar cortes e feridas além de muitas outras doenças.

A melaleuca é um poderoso bactericida e fungicida, atuando diretamente no sistema imunológico, podendo ser utilizada em drenagens linfáticas, nos meridianos (onde são feitas as aplicações de acupuntura), ferimentos (poderoso cicatrizante) e para tratamento de micose.

Pode ser utilizado topicamente (diluído em outros óleos) ou no difusor, fortalecendo o sistema imunológico. Pode ser utilizado como terapia complementar, em caso de pacientes acamados, auxiliando na recuperação, pode ser encomendado em farmácia de homeopatia.

oleo essencial de melaleuca

Como usar o óleo essencial de melaleuca

Acne:

 

O óleo essencial de melaleuca é o mais poderoso no combate à acne dentre todos os óleos essenciais. Você pode misturar duas gotas de óleo essencial de melaleuca em uma quantidade suficiente de mel para cobrir seu rosto.

Aplique essa mistura em seu rosto e mantenha repouso por 2 minutos, depois enxague. Esse é um dos tratamentos naturais mais potentes antiacne.



Varíola e herpes-zóster:

O óleo de melaleuca é um poderoso antifúngico e antiviral, sendo excelente para o tratamento de varíola e herpes–zoster.

Misture algumas gotas de óleo essencial de melaleuca em óleo de coco e massageie imediatamente no local.

Cortes, feridas ou queimaduras: 

Nesses casos, onde a pele é machucada e pode sofrer com infecções podemos utilizar o óleo essencial de melaleuca  como um antisséptico natural, evitando a ação de bactérias sobre essas feridas.

Novamente, você pode fazer a mistura de algumas gotas da melaleuca com óleo de coco e aplicar sobre o local ferido.



Fungos nas unhas: 

Você pode misturar 2 gotas do óleo essencial de melaleuca, 2 gotas do óleo de orégano, diluindo em uma colher de óleo de coco e aplicar sobre o local.

Faça esse tratamento 2 vezes ao dia e em algumas semanas poderá perceber que sua unha está completamente livre de fungos.



Escamações na pele (caspa, psoríase, eczema): 

Adicione 4 gotas de óleo essencial de melaleuca no seu shampoo. Você também pode misturar o óleo essencial com manteiga de karité e colocar sobre a inflamação.

Contra mofo:

borrifar mofo com óleo essencial de melaleuca em de vinagre

 Se você tem em sua casa um local com problemas de mofo, misture algumas gotas de óleo essencial de melaleuca com vinagre e borrife no local.



Desodorante natural: 

desodorante caseiro

Os desodorantes convencionais estão carregados de alumínio entre outras substâncias estranhas ao nosso corpo, prejudicando a saúde.

Você pode fazer seu próprio desodorante caseiro, basta adicionar 3 gotas de óleo essencial de melaleuca em um frasco de leite de magnésia.

Agite bem e aplique com algodão após o banho. Você perceberá como essa receita é benéfica para a saúde e para o bolso.



Óleo essencial de melaleuca e lavanda para beneficiar a pele

Óleo Essencial de lavanda e melaleuca

Você pode fazer misturas do óleo essencial de lavanda com o óleo essencial de melaleuca(sempre diluindo em um veículo carreador, como um óleo vegetal puro, creme neutro, mel…) e obter excelentes benefícios para sua pele. 

 Curso de Aromaterapia com certificado

Importante: A informação contida nesta página é apenas para fins educativos. Solicite ajuda a um profissional capacitado sobre quais óleos essenciais utilizar e a dosagem adequada para seu tratamento. Embora sejam de origem natural, óleos essenciais são produtos extremamente concentrados, podendo gerar alergias e toxicidades.