O que é Aracnofobia?
Aracnofobia (do grego: arachne; "aranha" ou “medo de aranhas”) é a fobia mais antiga que se tem registro na atualidade.
Também é, inclusive, apontada entre outras bastante comuns, como a mais frequente em nossa cultura.
Qual a reação de uma pessoa que tem medo de aranha?
Uma pessoa com essa condição pode apresentar uma reação extrema de aversão, manifestada através de um comportamento emocional intenso e descontrolado e que pode, muitas vezes, parecer irracional aos indivíduos à sua volta. O sofrimento é tamanho que a vida pode ser afetada de maneira dramática.
Leia mais sobre o Curso de Terapeuta Ortomolecular
Veja o Curso de Terapeuta em Aromaterapia
Quais os Sintomas da Aracnofobia?
Os sintomas iniciais do medo de aranha podem surgir na infância ou adolescência. Entretanto, após algum episódio traumático, alguns dos seguintes sintomas podem estar igualmente presentes:
Batimentos cardíacos intensos;
Tonturas;
Dor no peito;
Sentimento de perda de controle;
Tremor e sudorese;
Sensação de falta de ar;
Pensamentos intrusivos relacionados a aranhas e morte;
Náuseas ou problemas gastrointestinais, dentre outros.
Origens da Aracnofobia
Alguns pesquisadores sugerem que esse medo seria socialmente aprendido, ou então, decorrente de algum trauma em razão do contato direto anterior. Outros, todavia, defendem a ideia de que os seres humanos já nasceriam com essa propensão natural.
A pesquisa sugere que a aracnofobia pode ter sido geneticamente determinada como o resultado de um instinto de sobrevivência que foi desenvolvido em nossos antepassados há milhões de anos.
Na Homeopatia, o paciente é único e o tratamento para a Aracnofobia é eficaz e único, o Terapeuta em Homeopatia saberá como orientar e descobrirá a raiz do problema e indicará remédios naturais para curar e libertar o paciente desse trauma.